Alergias do verão

21:10 Mari Lima 0 Comments

Oie, tudo bem com vocês?

Estamos na primavera e o verão já já chega! E é claro que, além dele ser “tudibão”, ele também é chatinho, por que Mari?

Por quê, ele nos causa uma série de alergias, que vão desde as mais bobas até as mais sérias. Então o uso de filtro solar na época que o sol está esbanjando alegria e brilho, faz toda a diferença e beber bastante água também!!


Eu por exemplo, sou psoriática (no próximo post explico sobre esta alergia), e o sol ajuda muito a minha pele a se regenerar. Com uma boa camada de protetor solar fator 40 ou 50, ela se recupera muito melhor. Nesse caso, o sol me faz bem.

“Mas Mari, você disse filtro solar e protetor solar, qual a diferença entre eles?” Ook, essa perguntinha quem vai responder para vocês é a Letícia!!

Agora vou explicar aqui para vocês o que é c ada uma, e como se tratar:

Dermatite atópica
O que é: Distúrbio cutâneo crônico, caracterizado por recaídas frequentes e de caráter imunológico.

Principais Sintomas: Coceira que aparece antes das erupções cutâneas, e também das lesões como bolhas.
Como Tratar: Hidratação e lubrificação local. Podem ser utilizados corticoides e antibióticos tópicos, se necessário. Há necessidade de evitar desencadeantes alergênicos e, as vezes, usam-se anti-histamínicos.

Urticária
O que é: Erupção caracterizada pelo súbito aparecimento de urticas – lesões de pele de duração passageira.

Principais Sintomas: Coceira, pele avermelhada e quente. As manchas podem desaparecer em algumas horas.
Como Tratar: A indicação dos especialistas é tratar com medicamentos antialérgicos e calmantes tópicos.

Rinite Alérgica
O que é: Processo inflamatório da mucosa nasal decorrente de uma reação exagerada a uma ou mais substâncias estranhas (alérgenos), como: ácaros da poeira, pelos, saliva, urina e fezes de animais domésticos, baratas, fungos e pólens.

Principais Sintomas: Crises de espirro, coriza, obstrução nasal (nariz entupido), dor de cabeça, lacrimejamento, coceira no nariz, nos olhos, garganta e no céu da boca.
Como Tratar: Controle do ambiente, om o objetivo de reduzir a exposição de alérgenos aos quais o paciente é sensível. O tratamento pode ser medicamentoso, controlando sintomas e a inflamação da mucosa nasal.
Conjuntivite Alérgica
O que é: Processo inflamatório da conjuntiva (fina membrana que envolve o olho), decorrente da alergia a uma ou mais substâncias estranhas (alérgenos).

Principais Sintomas: Vermelhidão ocular e coceira, podendo ser acompanhada por inchaço nas pálpebras.
Como Tratar:  Cuidado intenso om a higiene pessoal, com o uso de colírios, compressas, álcool e gel, lenços de papel, além de toalhas e roupas de cama individuais. Além disso, é indicado o isolamento temporário do contato social.


 Beijo da Mari

0 comentários: